Conheça os 4 métodos de criação bilíngue
Antigamente, a criação bilíngue era limitada à famílias expatriadas, imigrantes ou casais de nacionalidades diferentes. Mas, com a globalização, o inglês deixou de ser um diferencial e passou a ser item básico - e a criação bilíngue passou a fazer parte da realidade de diversas famílias brasileiras. Conheça os métodos de criação bilíngue:
1 - One-parent-one-language (OPOL)
Um pai, uma língua! Ou seja, um idioma por pai. Pode ser o pai sempre falar inglês e a mae português ou vice-versa! De acordo com diversas pesquisas, esta é a forma mais comum de vida bilíngue ao redor do mundo! Comum entre casais de diferentes nacionalidades ou que migraram de país. E acredite: isso não confunde a criança!
2 - Minority language at home (mL@H)
Ambos os pais falam a língua minoritária, neste caso o inglês, em casa - sejam os pais falantes nativos da língua minoritária ou não. A grande vantagem do mL@H é que a criança fica muito mais exposta à língua minoritária - mas é preciso que ambos os pais realmente saibam o segundo idioma para aplicar a técnica e falarem diariamente, e o tempo todo, em inglês com suas crianças.
3- Time and place (T&L)
Como diz o próprio nome, nesta técnica o inglês - ou qualquer outra segunda língua desejada - é utilizado em determinados momentos ou em determinados lugares. T&L é também usada em programas escolares bilíngues em contraturno, com manhas bilíngues, por exemplo, e ensino regular à tarde.
Neste caso, você e sua família devem separar momentos específicos do dia ou da semana para se comunicarem no segundo idioma desejado. Por exemplo, falar inglês sempre aos fins de semana ou falar inglês todas as noites ou nos momentos das refeições. Você adapta da melhor maneira para a sua rotina familiar!
4- Mixed Language Policy (MLP)
As famílias que adotam esta técnica misturam os dois idiomas constantemente ao longo do dia. Por exemplo: em uma conversa, os pais conversam com a criança sobre o que aconteceu na escola em inglês, depois voltam a falar português e depois, em qualquer outro momento, passam a falar inglês novamente. Sem regras específicas, a alternância entre a língua materna e a segunda língua ocorre de maneira espontânea e natural! Diversas pesquisas mostram que as famílias ou pais que utilizam a técnica MLP acham que esta é a maneira natural para eles - qualquer conversa monolíngue forçada pareceria antinatural.
Afinal, qual é a melhor técnica de criação bilíngue?
A resposta é simples: a que for melhor para você e sua família! Nenhum método ou modelo de vida bilíngue funciona melhor do que o outro. Você precisa descobrir o que funciona melhor para sua casa, sua rotina, seu conhecimento linguístico e, principalmente, para sua família!
